Conheça as 3 principais doenças da coluna

19/01/2017 - 13:24

A boa notícia é que todas elas podem ser prevenidas com reeducação postural e cuidados básicos nas atividades diáriasConheça as 3 principais doenças da coluna

Num dia comum utilizamos nossa coluna o tempo todo: caminhar, levantar, sentar e por aí vai. Mas certas atividades requerem mais esforços do que outras e, por isso, mais atenção. Levantar um peso, carregar uma criança ou ficar sentado o dia todo podem acarretar problemas posturais sérios que, futuramente, vão evoluir para uma doença mais grave se não forem corrigidos.

As doenças ou incômodos na coluna podem, em alguns casos, ter fatores genéticos ou por trauma. No entanto a maior causa dessas complicações advém do comportamento de cada indivíduo.

É fato, a maioria das pessoas só vai se preocupar com o ajuste da cadeira no escritório quando as costas começam a incomodar. Até mesmo esportes praticados de forma errada podem ser prejudiciais.

As doenças mais comuns na coluna são: lombalgia, artrose e hérnia de disco. A lombalgia é popularmente conhecida como dor nas costas. Ela pode durar dias ou meses e, em alguns casos, a dor desce pela parte de trás das pernas causando formigamentos.

A artrose é bem comum em idosos, mas também pode acarretar jovens caso haja histórico de carregamento de peso ou algum acidente. Já a hérnia de disco atinge diretamente os nervos que passam pela coluna causando dores extensas e limitando atividades básicas como ficar sentado por mais de 10 minutos.

As três doenças podem ser tratadas com fisioterapia e medicação, salvo casos mais graves. Mas o mais importante é a prevenção, já que elas surgem a partir de vícios comportamentais. O Pilates é um grande aliado nessa reeducação postural.