Emagrecer não significa sofrimento

01/02/2017 - 08:30

Fechar a boca é uma das principais atitudes para perder quilos, mas nem sempre é só sofrimento, até porque existem comidas gostosas e amigas da saúde

Emagrecer não significa sofrimento

Quem já foi num nutricionista vai se lembrar: o segredo é regular os horários de alimentação e a proporção de frutas, legumes e saladas com relação aos outros alimentos. Claro que o cardápio vai variar de pessoa para pessoa dependendo da quantidade de quilos que cada um precisa perder, mas via de regra ainda dá para ser feliz.

Geralmente, uma pessoa com acompanhamento de nutricionista faz o dobro de refeições de alguém que não se alimenta direito. São três porções de frutas no dia, lanche antes do jantar e, talvez, lanche antes de dormir.

Nem sempre arroz, macarrão, carnes e doces estão proibidos. No caso dos carboidratos é só atentar para a quantidade (que deve ser menor do que a de proteína e salada). Nas carnes melhor escolher as opções assadas ou grelhadas, sem muita gordura.

No caso dos doces é possível optar por aqueles feitos com frutas (sem leite condensado) ou adaptar um bolo usando cacau em pó, açúcar mascavo, farinha integral ou de aveia. O cafezinho, por exemplo, pode ser com pouquinho açúcar, coisa que o paladar incorpora rápido.

Dependendo da dieta a pessoa ainda tem um ou dois dias de refeição livre, quando pode matar a saudade daquela comidinha, sem muito excesso. E se der vontade de comer um docinho, separamos três receitas deliciosas e saudáveis!

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