Exercícios do Pilates

03/08/2011 - 13:02

PROGRAMA DE PILATES

Nos últimos anos cresceu muito a procura por novos métodos de exercícios físicos. O sedentarismo e os problemas de saúde que surgiram em decorrência do mesmo na atualidade, têm preocupado pesquisadores e a população em geral, os quais tentam a cada dia selecionar os métodos mais adequados e seguros para se exercitarem.

Entre os diversos meios e métodos para se praticar o exercício físico encontra-se o método PILATES, muito utilizado atualmente nas clínicas de reabilitação muscular e de condicionamento físico.

O Pilates é um sistema de movimentos e controle muscular, desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920, que procura estimular o desenvolvimento e a manutenção do movimento humano levando em consideração o potencial funcional do mesmo. É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.

As pesquisas demonstram que o método Pilates é a opção ideal para quem quer trabalhar o corpo e a mente de forma integrada, pois é associado às técnicas de conscientização corporal, concentração, equilíbrio e flexibilidade, além da força e resistência, tudo trabalhado de forma global através de movimentos. Porém, para ser eficaz, é muito importante haver estímulo, orientação e planejamento adequado.

Os exercícios ainda estimulam a circulação, o aumento do condicionamento físico e a amplitude muscular, buscando o alinhamento postural. Além disso, promovem a melhora nos níveis de percepção corporal e coordenação motora.

O STUDIO VIP se preparou para oferecer aos seus clientes/alunos de forma segura e eficiente o método Pilates de solo e equipamento, os quais são orientados por profissionais capacitados.

Benefícios do Pilates:

  1. Músculos tonificados e alongados
  2. Força e estabilidade do centro do corpo
  3. Melhora da postura 
  4. Prevenção de lesões
  5. Alívio de tensões e dores nas costas
  6. Melhora da coordenação motora e do equilíbrio

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Dica: O Pilates Trabalha o corpo todo, utilizando a respiração, os músculos abdominais, controle e concentração. Através da prática do Pilates, os riscos de lesões diminuem e proporciona alívio de dores crônicas, equilibra a musculatura da coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões.

(Prof. Esp. Luciane Valentim)

 

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